A casa da cultura é um Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco. Além de ser uma área comercial com produtos de 149 municípios Pernambucanos.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

O maior espaço cultural de Pernambuco

Um dos principais pontos turísticos do Estado é a Casa da Cultura de Pernambuco. O espaço que foi construído em 1855 para ser o maior presídio da América Latina, foi transformado, em 1973, em uma casa cultural. Aqui, as pessoas, além de conhecer um período logo e importante da história, também vão ficar deslumbradas com a variedade imensa do artesanato que vem de mais de 149 municípios do Estado. O espaço é o retrato do vivo da cultura pernambucana.

As antigas celas foram transformadas em 150 lojas de artesanato, livrarias e lanchonetes – apenas uma, no raio leste, permanece conservada - e o pátio externo além de ter sido transformado em uma área para shows e manifestações populares e folclóricas também possui uma praça de alimentação a qual oferece comidas típicas da região: pamonha, canjica, tapioca, acarajé, água de coco, entre outras.

A casa é considerada o maior Centro da Cultura e Arte Pernambucana abrigando artesanato de todo o Estado, do litoral ao sertão. Peças em barro ou cerâmica na arte figurativa de Mestre Vitalino : desde bonecas, jogos de xadrez, jogos de damas,bumba-meu-boi, maracatu, frevo, até anjos e presépios etc.

As suas antigas celas além de lojas artesanais também abrigam a única livraria especializada em livros de Pernambuco, Cybercafé, sala de pesquisa e cursos diversos, Teatro, Concha Acústica e Anfiteatro externo, além do Museu do Frevo e ainda várias entidades culturais como o Balé Popular do Recife, a Associação dos Lojistas da Casa da Cultura, Federação de Teatro de Pernambuco, Associação de Capoeira, entre outras, têm suas sedes instaladas na Casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário